FORMAÇÃO DA COMPETÊNCIA SOCIAL DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE ENSINO PRIMÁRIO

Autores

  • Miguel Joaquim António Gola Escola Superior Pedagógica de Kwanza Norte
  • Silvia Colunga Santos Universidade de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz
  • Mayelin Soler Herrera

DOI:

https://doi.org/10.37334/ricts.v5i1.55

Palavras-chave:

competência, competência social e relações interpessoais

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo, valorar o desenvolvimento da competência social das relações interpessoais na formação inicial universitária de professores para o ensino primário. Preocupação adquirida por verificarmos grande preocupação no sector da educação com aspetos ligados a competências técnico profissional em detrimento das competências socio pessoais, na sequência, apresentamos conteúdos sobre as competências sociais, competências sociais das relações interpessoais e a formação das mesmas nos estudantes universitários do ensino superior do curso de ensino primário. Para o efeito, recorremos a análise e respetiva síntese de fundamentos epistemológicos de autores como: Bisquerra e Pérez-Escoda (2007); Colunga, García e Blanco (2008); Martins (2012); Gola (2010); Loor Lino (2016) Gola, Colunga e García (2019). Que com os seus postulados apresentamos a grande necessidade do desenvolvimento da competência social das relações interpessoais na formação do professor para o ensino primário, como preparador da base do sistema educativo para que a mesma seja mais solida possível, com vista a melhoria e desenvolvimento do sector da educação.

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Publicado

2022-07-03