CARÊNCIA NA MOBILIDADE URBANA EMPACA O TRÂNSITO PARA O SUDOESTE DA ILHA DE SÃO LUÍS
A barragem do bacanga como via de acesso de veículos mais importante entre o centro e eixo itaqui-bacanga
DOI:
https://doi.org/10.37334/ricts.v2i1.7Palavras-chave:
Cidade, Mobilidade, Espaço Urbano, PlanejamentoResumo
Esta pesquisa científica, trata da carência de vias alternativas para melhorar a mobilidade no transporte urbano entre o eixo Itaqui-Bacanga e o centro da cidade de São Luís, é o anseio de quem transita diariamente naquela artéria. Esta situação torna a população refém de um único caminho pavimentado entre essas duas áreas construído desde a década de 1970, a quase 50 anos ou meio século. Enfoca também o crescimento demográfico, comercial e industrial, casas de saúde, universidade, grandes empresas, os bairros dentre outros, como estação de trem, parque botânico, complexo portuário, observando que, só esta via não comporta mais o grande volume de trânsito e congestionamentos constantes. Discutirá também as políticas públicas que foram implementadas ao longo desse tempo, verificando o que se traduziu em eventos positivos ou negativos para uma população que segundo censo de 2007 do IBGE, tinha na época cerca de (200.000) habitantes, e que atualmente chega perto de (300.000), distribuídos nos bairros aquela área. Sem contar às pessoas que se deslocam para trabalhar, estudar e circulam viajando para os municípios da baixada e estados do Norte como é o caso do Pará utilizando ferry-boat, também na direção do Maracanã e BR-135, é provável que essa soma terá um universo bem maior de pessoas