DOMÍNIO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO: Estudo de Caso de Estudantes de Graduação de uma Instituição de Ensino Superior de Angola

Autores

  • Damião de Almeida Manuel UNESP -Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília
  • Niembo Maria Daniel UNESP -Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília
  • Marta Ligia Pomim Valentim UNESP -Faculdade de Filosofia e Ciências - Câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.37334/ricts.v4i1.39

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Comportamento de Uso, Estudantes de Graduação, Instituição de Ensino Superior

Resumo

Buscou-se analisar o domínio do uso das tecnologias de informação e comunicação por parte de estudantes de graduação, no que se refere ao acesso à informação, durante o processo de pesquisa voltado a elaboração de trabalhos acadêmicos-científicos. A metodologia teve a predominância quantitativa do tipo descritivo-exploratório. A pesquisa abrangeu uma população de quarenta e nove indivíduos da Escola superior politécnica de Malanje, dos quais quarenta e oito são estudantes do Curso de Psicologia, além de um docente entrevistado. Os resultados indicam que todos os estudantes recorrem à rede Internet para realizarem suas pesquisas, utilizando ferramentas tecnológicas. Observou-se que um percentual dos pesquisados tem preferência por buscar livros físicos e/ou digitais. As bibliotecas públicas são locais em que os discentes buscam materiais para subsidiarem a elaboração de trabalhos acadêmicos. Os resultados indicam que apesar do uso das tecnologias de informação e comunicação, os estudantes carecem de orientação por parte dos docentes para um uso correto, a fim de colmatarem situações de plágios na elaboração dos trabalhos acadêmicos-científicos. Evidencia-se que é fundamental e urgente que todos os agentes envolvidos desenvolvam a competência em informação nos estudantes pesquisados, de modo que possam usufruir da melhor maneira possível os resultados obtidos na pesquisa.

Downloads

Publicado

2022-07-03