INSTRUÇÃO HEURÍSTICA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DAS EQUAÇÕES MODULARES: UM ESTUDO DE CASOS NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO EM CABINDA, ANGOLA.

Autores

  • António Casimiro Puindi Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Cabinda) Universidade 11 de Novembro
  • Faustino António Maciala Instituto Superior Politécnico de Cabinda (ISPCAB)

DOI:

https://doi.org/10.37334/ricts.v4i1.44

Palavras-chave:

Equações modulares, Instrução heurística, Processo de ensino-aprendizagem, Resolução de Problemas.

Resumo

A Matemática é uma área de conhecimento cuja aprendizagem se faz de maneira sistematizada. Cada uma das etapas é preenchida com aprendizagem de entes matemáticos que, por sua vez, servem de suporte para aprendizagem de outros novos entes ou conceitos matemáticos, considerados mais complexos em relação os já vistos. Para que a aprendizagem dos novos conceitos ocorra sem dificuldades é necessário que os conceitos básicos sejam muito bem retidos. Este trabalho apresenta uma proposta metodológica baseada na instrução heurística, tendo como referência o literato G. Polya, no processo de ensino e aprendizagem da matemática. A abordagem proposta é aplicada para o tratamento das equações modulares no Segundo Ciclo do Ensino Secundário.

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Publicado

2022-07-03