Ambientes Computacionais e a Perspectiva da Resolução de Problemas: Um Diálogo Interessante para o Tratamento dos Conceitos Matemáticos

Autores

  • António Casimiro Puindi Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Cabinda) |Universidade 11 de Novembro
  • Ângelo do Rosário Nkano Manuel Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Cabinda) | Universidade 11 de Novembro
  • Mateus Massanga Tética Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Cabinda) | Universidade 11 de Novembro
  • Victor do Espírito Santo Imaculada Tati Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Cabinda) | Universidade 11 de Novembro

DOI:

https://doi.org/10.37334/ricts.v3i1.29

Palavras-chave:

Ambientes tecnológicos, GeoGebra, Processo de ensino-aprendizagem, Resolução de problemas

Resumo

A Matemática, no sentido amplo, engloba infinitos componentes que fazem dela uma das ciências mais reais e completas que contribuem para o desenvolvimento do intelecto humano. Esta visão obriga ao professor enfrentar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática, de forma que implique a participação activa dos alunos com o espírito de investigação e de descobertas, dando o seu significado segundo o contexto do aluno e da respectiva sociedade, para tornar o seu ensino mais atraente para alcançar o pleno desenvolvimento. Este trabalho apresenta uma abordagem metodológica que combina a perspectiva da resolução de problemas e o ambiente computacional como recurso metodológico na sala de aula para o tratamento dos conceitos matemáticos. A abordagem proposta é aplicada para o tratamento dos principais conceitos do cálculo infinitesimal no Segundo Ciclo do Ensino Secundário, usando o GeoGebra.

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Publicado

2020-03-29