Ambientes Computacionais e a Perspectiva da Resolução de Problemas: Um Diálogo Interessante para o Tratamento dos Conceitos Matemáticos

Conteúdo Principal do Artigo

António Casimiro Puindi
Ângelo do Rosário Nkano Manuel
Mateus Massanga Tética
Victor do Espírito Santo Imaculada Tati

Palavras Chave

Ambientes tecnológicos, GeoGebra, Processo de ensino-aprendizagem, Resolução de problemas

Resumo

A Matemática, no sentido amplo, engloba infinitos componentes que fazem dela uma das ciências mais reais e completas que contribuem para o desenvolvimento do intelecto humano. Esta visão obriga ao professor enfrentar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática, de forma que implique a participação activa dos alunos com o espírito de investigação e de descobertas, dando o seu significado segundo o contexto do aluno e da respectiva sociedade, para tornar o seu ensino mais atraente para alcançar o pleno desenvolvimento. Este trabalho apresenta uma abordagem metodológica que combina a perspectiva da resolução de problemas e o ambiente computacional como recurso metodológico na sala de aula para o tratamento dos conceitos matemáticos. A abordagem proposta é aplicada para o tratamento dos principais conceitos do cálculo infinitesimal no Segundo Ciclo do Ensino Secundário, usando o GeoGebra.

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