A ÉTICA NA LIDERANÇA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS EM ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.37334/ricts.v4i2.69Palavras-chave:
Ética, Liderança, Gestão, Ensino superiorResumo
O presente artigo analisa a importância da ética na liderança das instituições de ensino superior públicas em Angola, com estudo de caso, a Escola Superior Politécnica de Malanje, no período compreendido de 2014-2020. Como é óbvio, o sucesso ou insucesso de uma instituição/organização depende também da figura e postura de quem lidera, por isso, para melhor compreensão do assunto em discussão, levantou-se a seguinte questão: Que importância tem a ética na liderança das instituições de ensino superior públicas em Angola? No intuito de se dar solução ao problema levantado, traçaram-se os seguintes objetivos: de forma geral pretendeu-se compreender a influência da ética na liderança das instituições de ensino superior públicas em Angola. Para se alcançar o objetivo geral traçaram-se como objetivos específicos: Fundamentar teórica e metodologicamente o processo de liderança das Instituições de Ensino Superior Públicas em Angola; explicar teoricamente a importância da liderança ética nas Instituições de Ensino Superior Públicas em Angola; determinar fatores éticos que influenciaram na liderança da Escola Superior Politécnica de Malanje. Quanto ao modelo de pesquisa, optou-se pela utilização do modelo quali-quantitativo, com enfoque descritivo. Para recolha de dados, a fim de se obter os resultados objetivados, usaram-se as técnicas de observação participante, o inquérito por questionário, e a pesquisa bibliográfica, que serviram de base para a fundamentação teórica em torno do tema. Depois de se ter estudado detalhadamente o tema, os resultados obtidos permitira corroborar que a liderança ética desempenha um papel preponderante no desenvolvimento das instituições de ensino superior, bem como o sucesso de uma organização depende muito da postura do líder, do seu grau de comprometimento, do seu estilo de liderança e da sua capacidade de diálogo e influência. Desta feita, o estudo permitiu entender que o comportamento ético dos líderes de instituições de ensino superior públicas é esperado e exigido pela sociedade em todos os seus relacionamentos, especialmente com os funcionários, docentes, estudantes e público em geral.