A GESTÃO UNIVERSITÁRIA. UM DESAFIO DAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR NO TERCEIRO MILÉNIO

Autores

  • Domingos Ndala Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla

DOI:

https://doi.org/10.37334/ricts.v2i4.25

Palavras-chave:

gestão, gestão universitária, modelos de gestão.

Resumo

O presente artigo tem como objectivo apresentar uma proposta para a elevação da qualidade do desempenho dos docentes e directivos, mediante acções orientadas a apreensão do rol de docentes e sua participação na selecção, planificação, organização e avaliação do trabalho, assim como sua formação permanente nas condições da Nova Universidade, com um alto sentido de responsabilidade, processual, idade e compromisso social. Para a sua realização foram utilizados métodos investigativos teóricos e empíricos. Se abordam os modelos clássicos de gestão universitária: modelo profissionalizante, investigativo e o científico-tecnológico; assim como os tipos de gestão e os indicadores de qualidade a ter em conta na avaliação das instituições do ensino superior.

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Publicado

2019-12-31