A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: POLÍTICA, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.37334/ricts.v2i2.13Palavras-chave:
Política Educativa, Neoliberalismo, Sociedade do Conhecimento, EducaçãoResumo
Este texto visa reflectir sobre os determinantes da política educativa, tendo em conta a necessidade de se redefinir uma política educativa coerente com os verdadeiros objectivos da educação que não sejam instrumentalizados e a favor das políticas de liberalização que não possibilitam a concretização da justiça social em relação aos mais pobres. Apesar de se reconhecerem os benefícios do pluralismo das agências formativas, evidentemente a escola continua ainda a ser nos nossos dias, a instituição que apresenta os conhecimentos de forma intencional e sistemática. Advoga-se uma política educativa que possa desenvolver um tipo de destrezas e valores que permitam aos alunos se integrarem como cidadãos na sociedade de forma reflexiva, crítica e ética, pois, as grandes crises por que a humanidade está a passar, como a crise ambiental, financeira e de conflitos, tem a sua origem na degradação da ética individual e colectiva.