Pilares que sustentam a investigação, o ensino e aprendizagem na Disciplina de Economia

Autores

  • Fernando Aguida Orlando Universidade Metodista Unida de Moçambique
  • Marco Aurélio Ribeiro Lamas Universidade Metodista Unida de Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.37334/ricts.v3i2.36

Palavras-chave:

Investigação, Ensino-Aprendizagem, Disciplina de Economia

Resumo

O presente artigo, através de uma revisão bibliográfica, apresenta os métodos usados na investigação e no ensino-aprendizagem da Economia. Como ponto de partida, levantamos a questão: quais são os métodos aos quais os professores podem recorrer para realizar pesquisas e mediar o ensino-aprendizagem na disciplina de Economia ou outras equiparadas? Para responder, fixamos o objectivo principal de analisar a metodologia recomendável para pesquisa na Ciência Económica, assim como os métodos de ensino-aprendizagem nesta disciplina. O estudo mostra que a Ciência Económica, apesar de se enquadrar no grupo das Ciências Sociais, tem uma particularidade que permite aos pesquisadores recorrerem a diversos métodos, tanto os aplicados em Ciências Factuais quanto aos usados nas Ciências Formais. No Ensino da Economia preconiza-se os métodos activos. Todavia, por si só, estes métodos não permitem alcançar perfeitamente os objectivos de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2020-08-05