A MÚSICA E O APRENDIZADO COLETIVO: O PRINCÍPIO DA ARTE COM AÇÃO EFETIVA DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Marco Aurélio Aparecido da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Levi Leonido Fernandes da Silva Universidade de Trás-os-Montes e Alto Doutor. CITAR – Universidade Católica Portuguesa. 

DOI:

https://doi.org/10.37334/ricts.v2i2.15

Palavras-chave:

Ensino de Música, Aprendizagem Colectiva, Paisagem Sonora

Resumo

O mundo está repleto de sons e o silêncio absoluto talvez não exista. Ainda no ventre materno temos os primeiros contatos com o universo sonoro. Quando pensamos em educação musical, não devemos entendê-la de forma desarticulada do ambiente social. O pensar contextualizado e significativo deve estar presente também na vida dos educadores músicos. O aprendizado musical de forma isolada deixa uma enorme lacuna no processo de formação do aluno. Percebemos no projeto educacional de Heitor Villa-Lobos, uma educação musical significativa e contextualizada, onde o princípio do aprendizado coletivo é fundamental. Ilustramos nosso pensamento com a apresentação prática em campo através do Projeto “Orquestra Solar Meninos de Luz”, projeto este em que desenvolvemos a Coordenação geral e Direção artística. Tal projeto é realizado na comunidade Pavão/Pavãozinho/Cantagalo, no Rio de Janeiro, organizamos uma Orquestra com alunos e moradores da comunidade que, sem nenhum contato com o universo musical sistêmico anterior, tiveram a oportunidade de acesso à música nesta proposta que lhes foi apresentada. A cada novo som emitido, o processo de ensino-aprendizagem musical vai se construindo e o repertório vai sendo ajustado ao novo saber construído pelo aluno. A aprendizagem coletiva passa a ser princípio metodológico e não fim do processo de educação musical.

Biografia Autor

Levi Leonido Fernandes da Silva, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Doutor. CITAR – Universidade Católica Portuguesa. 

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Doutor. CITAR – Universidade Católica Portuguesa. 

Downloads

Publicado

2019-09-08