O SER E O TRABALHO: um estudo de avaliação de fatores indicativos de satisfação

Autores

  • Samuel Rodrigues Lima Universidade Estadual do Vale do Acaraú
  • Sefisa Quixadá Bezerra Universidade Estadual do Vale do Acaraú
  • Levi Leonido Fernandes da Silva Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | CITAR - Universidade Católica Portuguesa https://orcid.org/0000-0001-6603-034X
  • Elsa Maria Gabriel Morgado Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | CEFH Universidade Católica Portuguesa https://orcid.org/0000-0002-3653-7876

DOI:

https://doi.org/10.37334/ricts.v3i1.31

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, Comportamento organizacional, Gestão de pessoas

Resumo

A satisfação com o trabalho possui importante relevância para o bem-estar dos colaboradores e consequentemente proporciona melhor desempenho em suas atividades. Alguns autores consideram que para se ter noção adequada de como mensurá-la deve-se analisar a relação do colaborador com alguns fatores, dentre os quais sempre são estudados pela literatura da área e por isso escolhidos para compor esse trabalho: a natureza e condições do trabalho, salário, sistema de promoções de cargo, equipe de trabalho e o superior imediato. Neste sentido, o presente estudo buscou avaliar o nível em que os referidos fatores indicativos de satisfação estão impactando no trabalho de colaboradores de um empreendimento no setor de panificação em Sobral-CE. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva referenciada com levantamento de dados em campo, tendo como método o estudo de caso. Os principais autores pesquisados foram Bergamini (2000), Chiavenato (2003), Tamayo (1998), Sarathy e Barbosa (1981) e Martinez e Paraguay (2003). Os resultados demonstraram que quanto às dimensões natureza do trabalho, superior imediato e equipe de trabalho, no local pesquisado, a avaliação foi muito positiva, enquanto as dimensões ascensão de cargo e remuneração demonstraram uma satisfação na média quanto a esses quesitos e, havendo neles a possibilidade de avaliação por parte da empresa. Os resultados das dimensões são coerentes com os dados encontrados na avaliação geral com os indicadores de qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2020-03-29